Contrato de Intermediação SMART TOKEN

Termos e Condições Gerais

Entre SMART TOKEN, LDA., com sede na Avenida da Liberdade no 129-B, 2º D, 1250-140 Lisboa, pessoa coletiva no 516 025 686, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Almada sob o mesmo número, com o capital social de € 60.000,00 (sessenta mil euros), registada no Banco de Portugal para atividades com ativos virtuais, doravante designada por “SMART TOKEN”, e o Cliente devidamente identificado no Anexo I deste contrato, e adiante designado por “Cliente”, identificado no Anexo I, é celebrado e reciprocamente aceite o presente Contrato de Intermediação, que é composto pelas cláusulas abaixo.

Considerando que:


    Objeto

      Através do presente Contrato, o Cliente contrata a SMART TOKEN, que aceita, para intermediar a aquisição ou a venda de ativos virtuais em troca de moeda fiduciária, por conta do Cliente, mas sem menção ao mesmo

      A SMART TOKEN permite a contratação dos seus serviços mediante o registo como Cliente na sua Plataforma online, disponível em app.criptoloja.io.

      O registo como Cliente é precedido da comprovação dos seus dados de identificação, através da certificação do respetivo documento de identificação, que poderá ser realizada, nas instalações da CriptoLoja através de mecanismos eletrónicos de autenticação com o Cartão de Cidadão. Caso o Cliente não manifeste a sua intenção de recorrer à comprovação dos seus dados através deste meio de comprovação, a mesma será efetuada mediante a reprodução do original do documento de identificação. No caso da contratação à distância, o Cliente poderá optar pela autenticação com Chave Móvel Digital, ou caso não manifeste a sua intenção de recorrer à comprovação dos seus dados através da Chave Móvel Digital, esta comprovação, será realizada à distância pela empresa eID - Electronic Identification S.L.

      As operações a realizar no âmbito dos serviços prestados pela SMART TOKEN encontram-se detalhadas na Cláusula 10.

      A SMART TOKEN pode recusar a ordem do Cliente para comprar, vender ativos virtuais ou transferir moeda fiduciária de e para a conta bancária individual do Cliente, caso estas não sejam possíveis ou não sejam consideradas seguras, por qualquer motivo, informando imediatamente o Cliente dessas circunstâncias, nos termos da Cláusula 12.

      No âmbito do presente Contrato a SMART TOKEN pode prestar ao Cliente, em concreto, um ou vários dos seguintes serviços, consoante o aplicável às operações detalhadas na Cláusula 10:

         a) Serviços de troca entre ativos virtuais e moedas fiduciárias ou entre um ou mais ativos virtuais.

         b) Serviços conexos aos ativos virtuais.

      Os serviços prestados podem ter por objeto quaisquer ativos virtuais, considerando se como tal uma representação digital de valor que não esteja necessariamente ligada a uma moeda legalmente estabelecida e que não possua o estatuto jurídico de moeda fiduciária, mas que seja aceite por pessoas singulares ou coletivas como meio de troca ou de investimento e que possa ser transferida, armazenada e comercializada por via eletrónica.


    Início da Prestação de Serviços

      O presente Contrato considera-se celebrado quando o Cliente, no início da relação de negócio, aceita os Termos e Condições que lhe são propostos. A aceitação dos Termos e Condições é feita através do clique na caixa de diálogo “Eu aceito os termos e condições”, aposto no sítio de Internet em app.criptoloja.io da SMART TOKEN.

      O Contrato só produz efeitos na data da respetiva aceitação pela SMART TOKEN, após conclusão dos procedimentos internos de aceitação de Clientes legal e regulamentarmente previstos, momento em que se inicia a prestação de serviços.


    Obrigações da SMART TOKEN

      A SMART TOKEN compromete-se a prestar os serviços de intermediação de compra, venda e conversão de ativos virtuais e serviços conexos previstos no presente Contrato, de forma prudente e adequada, de acordo com os ditames da boa-fé e com diligência, lealdade e transparência.

      Quando a transação ocorre sem recurso à plataforma, indicada na cláusula 1.2, a SMART TOKEN compromete-se a transferir para o Cliente, o mais rapidamente possível, os ativos virtuais adquiridos por virtude da execução do presente Contrato, ou as moedas fiduciárias que resultem da respetiva venda, na medida do aplicável, tendo em conta as operações a realizar em concreto. Caso recorra à plataforma, o Cliente deverá transferir, com a máxima brevidade possível, os seus ativos virtuais para um endereço por si controlado.

      No exercício da sua atividade, a SMART TOKEN cumpre os procedimentos previstos na Lei n.º 58/2020, de 31 de agosto, que estabelece medidas de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo (doravante a Lei n.º 58/2020”). A informação relevante nesta sede é recolhida através da identificação do Cliente no formulário aposto no sítio de Internet app.criptoloja.io da SMART TOKEN, bem como de toda a documentação por ele fornecida.

      Quando a transação ocorre sem recurso à plataforma, indicada na cláusula 1.2, a SMART TOKEN fornece ao Cliente, quando por este solicitado e previamente à realização de qualquer operação, informação sobre a cotação atualizada do ativo virtual a transacionar, informando-o da possibilidade de ocorrência de flutuações de cotação, entre o momento da decisão do Cliente relativamente à realização da transação e o momento da respetiva conclusão, as quais são imprevisíveis e pelas quais a SMART TOKEN não pode ser responsabilizada, a qualquer título, ainda que as flutuações ocorridas possam significar perdas para o Cliente, em face do estimado no momento da tomada de decisão pelo Cliente ou da emissão da respetiva ordem de compra ou venda. Quando a transação ocorre com recurso à plataforma, o Cliente pode obter a cotação do ativo virtual utilizando o botão “simular”, podendo, desta forma, decidir ou não pela transação.

      Quando a transação ocorre com recurso à plataforma, após a realização da transação solicitada pelo Cliente, a SMART TOKEN disponibilizará na Plataforma online, mais concretamente no histórico do Cliente, o registo de todas as transações; sem recurso à plataforma, ou seja, no caso de ordem solicitada por email, será fornecido ao Cliente o comprovativo da realização da mesma igualmente por email – o registado no sistema da SMART TOKEN.


    Obrigações do Cliente

      O Cliente compromete-se a prestar à SMART TOKEN toda a informação necessária, bem como a exigida por lei ou norma regulamentar, designadamente, para que esta: a) Possa prestar os seus serviços em condições adequadas ao pretendido pelo Cliente; b) Possa recolher todos os elementos de informação e de identificação e respetivos comprovativos, exigíveis no início ou no decurso da relação de negócio, para efeitos de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo; e c) Possa responder a quaisquer questões ou pedidos formulados pelos bancos depositários das contas de moeda fiduciária utilizadas na prestação dos serviços, ou prestar quaisquer informações por aqueles exigida, dentro do estabelecido na lei e na regulamentação aplicáveis.

      O Cliente compromete-se, ainda, a informar imediatamente a SMART TOKEN de quaisquer alterações à informação prestada, apresentando os respetivos comprovativos das alterações.

      O Cliente disponibiliza à SMART TOKEN os dados da conta bancária (IBAN e Titulares, comprovativo de transferência e de titulares) de que seja titular e/ou da carteira (wallet) sob o seu controlo, na medida do que seja necessário para a execução do Contrato.

      O Cliente compromete-se a prestar à SMART TOKEN informação verdadeira clara, exata e atualizada.

      O Cliente compromete-se a disponibilizar antecipadamente, à SMART TOKEN, os meios necessários para o cumprimento das obrigações a contrair no âmbito da execução do presente Contrato.

      O Cliente compromete-se a remunerar a SMART TOKEN pelos serviços prestados.

      O Cliente suporta todos os custos inerentes às transações solicitadas.


    Remuneração

      Como contrapartida dos serviços prestados no âmbito do presente Contrato, o Cliente paga à SMART TOKEN de acordo com o preçário máximo publicado no sítio de Internet criptoloja.com (apartado “Preçário” no fundo da página) da SMART TOKEN.


    Direitos e Obrigações Relativos aos Ativos Transacionados

      Pese embora a SMART TOKEN contrate com as partes terceiras em nome próprio os ativos virtuais e/ou as moedas fiduciárias que compra e/ou vende por conta do Cliente, são transacionadas através de uma conta e/ou de um endereço ou carteira (wallet) exclusivamente dedicadas a ativos de Clientes, assegurando-se, assim, a total segregação entre os ativos próprios da SMART TOKEN e os ativos dos Clientes.

      A SMART TOKEN observará o disposto no artigo 276.º do Código Comercial, garantindo a correta distinção entre os ativos de cada Cliente.

      Após a aquisição referida na Cláusula 6.1, a SMART TOKEN procede, imediatamente, à transferência dos direitos adquiridos para a conta e/ou o endereço ou carteira (wallet) no caso de uma transação sem recurso à plataforma indicada na cláusula 1.2 do Cliente.

      A SMART TOKEN não é responsável pela eventual falta de cumprimento das obrigações assumidas pelas pessoas com quem haja contratado no âmbito da execução do presente Contrato.

      A SMART TOKEN, enquanto intermediário das operações, não fornece o serviço de custódia dos ativos virtuais, sendo este garantido pela empresa Binance (www.binance.com).

      O Cliente declara que tem conhecimento e aceita que a empresa Binance atue como custodiante, prestando o serviço de custódia dos seus ativos virtuais para a realização de negociações na plataforma.

      A SMART TOKEN não se responsabiliza por quaisquer perdas, desaparecimento ou roubo de ativos virtuais resultante de uma violação de segurança ou ataque ao software do custodiante utilizado na negociação da Plataforma Online, tal como indicado na cláusula 1.2.

      A SMART TOKEN aconselha o Cliente, depois de adquiridos ativos virtuais na Plataforma Online, tal como indicado na cláusula 1.2, a transferir os seus ativos virtuais para uma carteira (wallet) por si controlada.


    Risco de Valorização ou Desvalorização

      A SMART TOKEN não garante qualquer rendibilidade mínima, nem é responsável por quaisquer valorizações, desvalorizações ou perdas nos ativos virtuais a vender ou comprar no âmbito da execução do presente Contrato, que resultem das condições do mercado, da natureza de tais ativos virtuais, de força maior, ou de qualquer outro fator que a SMART TOKEN não possa controlar.

      A SMART TOKEN não é responsável pelas flutuações na cotação do ativo virtual a transacionar, ocorridas entre o momento da decisão do Cliente relativamente à realização da transação e o momento da respetiva conclusão.

      Caso ocorra qualquer valorização ou desvalorização dos ativos virtuais entre o momento em que o Cliente emite a ordem de compra ou venda e o momento em que os ativos virtuais ou as moedas fiduciárias entram na conta do Cliente, o Cliente será responsável por quaisquer custos que daí advenham.

      Caso a ordem de compra ou de venda do Cliente diga respeito a um certo valor em ativos virtuais ou moedas fiduciárias, o Cliente suporta as eventuais flutuações ocorridas no valor dos mesmos, entre o momento da emissão da ordem e o momento da entrada dos ativos na conta do Cliente, as quais se refletem, neste caso, na quantidade de ativos virtuais ou moedas fiduciárias a integrar o património do Cliente, que pode ser maior ou menor consoante as flutuações ocorridas.


    Comunicações e Correspondência

      A SMART TOKEN e o Cliente podem comunicar exclusivamente por email, ou pelos canais disponíveis para o efeito na Plataforma online (indicada na cláusula 1.2).

      A SMART TOKEN não fornecerá quaisquer informações pedidas telefonicamente sempre que tenha dúvidas sobre a identidade da pessoa que as solicita.

      O Cliente pode comunicar com a SMART TOKEN, por email, utilizando exclusivamente as seguintes direções eletrónicas:

         a) Instruções: ordens@criptoloja.com.

         b) Outros assuntos, incluindo o envio de documentação: clientes@criptoloja.com.

         c) O remetente das comunicações indicadas nos pontos a) e b) da cláusula 8.3 deverá ser a direção de email que consta no formulário de identificação do cliente preenchido por este no momento da celebração do presente contrato, caso contrário não serão válidas.

      A SMART TOKEN pode comunicar com o Cliente utilizando a direção de email indicado por este no momento da abertura de conta.

      Toda a eventual correspondência remetida pela SMART TOKEN no contexto deste Contrato é enviada para o email indicado pelo Cliente no momento da celebração do presente contrato, comprometendo-se o Cliente a informar a SMART TOKEN sobre alterações a esse endereço, enquanto durar a relação contratual.

      A correspondência enviada pela SMART TOKEN considera-se corretamente enviada sempre que o tenha sido para o último endereço de email indicado pelo Cliente para esse efeito, presumindo-se a data que figura no registo de expedição em poder da SMART TOKEN como a data de expedição.

      A SMART TOKEN não assume qualquer responsabilidade pelos danos resultantes da utilização do correio, telefone, meio eletrónico/internet, telefax, telex, swift ou qualquer outro sistema de comunicação ou de correspondência, nomeadamente em consequência de atrasos, extravios, perdas, viciação, deturpações ou deficiente compreensão da informação transmitida.


    Plataforma Online da SMART TOKEN

      A SMART TOKEN proporciona ao Cliente uma Plataforma de Trading, indicada na cláusula 1.2, na qual poderá fazer a troca de moeda corrente (FIAT) por ativos virtuais e vice-versa, bem como a troca de ativos virtuais por outro tipo de ativos virtuais, entre outros serviços.

      O Cliente poderá aceder aos serviços da Plataforma utilizando o nome de utilizador e senha que são gerados durante o processo de registo no momento da assinatura destes Termos e Condições Gerais.

      Os serviços da Plataforma da SMART TOKEN são estritamente pessoais, confidenciais e intransmissíveis.

      Consequentemente, o Cliente concorda expressamente que a SMART TOKEN presume que qualquer utilização do serviço feita utilizando a identificação do utilizador e suas senhas de identificação é feita pelo Cliente registado, a menos que o Cliente tenha previamente comunicado a perda ou roubo das mesmas.

      O Cliente concorda em utilizar a Plataforma de uma forma responsável, exonerando a SMART TOKEN de qualquer responsabilidade decorrente da utilização indevida, incorreta ou ilegal.

      O Cliente fornece toda a informação necessária ao criar a sua conta na Plataforma de forma exata e completa.

      Dependendo do serviço e dos montantes económicos das operações a realizar pelo Cliente, a SMART TOKEN poderá solicitar, a qualquer momento, informações e documentação adicional, a fim de saber mais sobre a finalidade e a natureza da relação comercial.

      A SMART TOKEN poderá bloquear o acesso e utilização dos serviços da Plataforma, quando considere necessário, por razões de segurança, ou quando não forem cumpridas ou recolhidas todas as informações necessárias para fazem cumprir as obrigações previstas na Lei n.º 83/2017 de 18 de agosto.

      A SMART TOKEN pode a qualquer momento e a seu exclusivo critério, rejeitar qualquer transação realizada através da Plataforma, impor limites às quantidades de transações permitidas ou impor condições e restrições na utilização dos serviços.

      Caso seja recusada uma instrução de levantamento de moeda corrente (FIAT) para a conta bancária do Cliente, nos termos da cláusula 12.1, que resultou da venda de ativos virtuais, a SMART TOKEN poderá requerer a presença física do Cliente nas instalações da CriptoLoja, para confirmação da legitimidade da operação e/ou procederá à devolução dos fundos, através da sua conversão nos ativos virtuais originais e para a carteira (wallet) então utilizada pelo Cliente– caso expressamente solicitado pelo Cliente, será utilizado um ativo virtual e/ou carteira à sua escolha. A SMART TOKEN não se responsabiliza por eventuais perdas da referida operação.

      Caso um depósito de moeda corrente (Fiat) seja creditado na conta bancária da SMART TOKEN e estes fundos não podem ser colocados à disposição do Cliente, nos termos da cláusula 12.1, para negociação de ativos virtuais, a SMART TOKEN devolverá os fundos à conta bancária do Cliente da qual provieram os fundos originais, aplicando-se uma comissão de 1€.

      A Plataforma Online possui os adequados níveis de segurança, contudo a SMART TOKEN não será responsável por quaisquer prejuízos sofridos pelo Cliente, em virtude de atrasos, interrupções, erros e suspensões de comunicações ou serviços que tenham origem em fatores fora do seu controlo, nomeadamente falhas provocadas pelos serviços de comunicações prestados por terceiros, pelo sistema informático e software.


    Política de Instrução de Ordens

      A SMART TOKEN poderá receber instruções de ordens dos Clientes através da sua Plataforma online ou por email, consoante o tipo de serviço pretendido.

      Para instruir uma ordem de compra de ativos virtuais à SMART TOKEN, através da Plataforma, o Cliente deve introduzir na Plataforma a ordem de compra e as condições da sua execução (nome do ativo e a quantidade que deseja adquirir). O Cliente deverá efetuar a transferência bancária (dinheiro FIAT) para a conta bancária da SMART TOKEN, ou fazer o depósito de ativos virtuais no endereço fornecido pela Plataforma, assim que estes sejam devidamente identificados, o montante ficará disponível na conta do Cliente.

      Para instruir uma ordem de venda de ativos virtuais à SMART TOKEN, através da Plataforma Online, o Cliente deve introduzir na Plataforma a ordem de venda e as suas condições de execução (tipo de moeda e quantidade que deseja converter). O Cliente deverá fazer o depósito dos seus ativos virtuais no endereço fornecido pela Plataforma, assim que estes sejam devidamente efetuados, a SMART TOKEN procede de imediato à transação.

      Quando a ordem de compra ou venda é introduzida pelo Cliente na Plataforma, este autoriza a SMART TOKEN a executar a transação com base nas condições indicadas pelo Cliente.

      O Cliente está ciente de que quando introduz na Plataforma Online uma ordem de compra e/ou venda de ativos virtuais, esta será automaticamente efetivada e não poderá ser desfeita ou modificada, ficando as eventuais despesas e prejuízos ocasionados pela sua eventual desistência à responsabilidade do Cliente.

      Para instruir uma ordem à SMART TOKEN por email, esta deverá ser remetida à direção de email ordens@criptoloja.com, utilizando como remetente a direção de email indicada pelo Cliente no formulário aposto no sítio.

      No caso de uma ordem de compra de ativos virtuais, segundo a cláusula 10.6, esta deverá conter os seguintes detalhes:

         a) Anexar o documento da transferência de moeda fiduciária a favor da SMART TOKEN (o documento deverá servir para comprovar o(s) titular(s) da conta bancária).

         b) Montante de moeda fiduciária que deseja vender (Valor do investimento).

         c) Criptomoeda que deseja adquirir (exemplos: Bitcoin – BTC, Ethereum – ETH).

         d) Direção pública da Carteira Virtual para a qual deseja receber a Criptomoeda.

      No caso de uma ordem de venda de ativos virtuais, deverá conter os seguintes detalhes:

         a) Anexar o documento identificador da transferência de Criptomoeda a favor da SMART TOKEN.

         b) Montante de Criptomoeda que deseja vender.

         c) Anexar o comprovativo de IBAN (o documento deverá permitir comprovar o(s) titular(s) da conta bancária), para qual serão transferidos os fundos resultantes da venda.

      No caso da prestação de serviços conexos aos ativos virtuais, a ordem deverá conter os seguintes detalhes:

         a) Serviço(s) desejado(s), tal como a lista que consta no preçário máximo, disponibilizado no sítio da internet criptoloja.com da SMART TOKEN.


    Limite Económico das Operações

      Na plataforma, indicada na cláusula 1.2, a SMART TOKEN estabelece determinados limites operacionais às transações, sendo que o Cliente apenas poderá converter o valor mínimo equivalente a 5,00€ (cinco euros), no caso de conversões de moeda fiduciária para activos virtuais e o valor mínimo de 10,00€ (dez euros), no caso de levantamentos de moeda fiduciária para a conta bancária titulada em nome do Cliente (obrigatória zona SEPA).

      A SMART TOKEN poderá, a seu exclusivo critério, aumentar e diminuir os limites operacionais estipulados aos Clientes.


    Recusa das Operações

      A SMART TOKEN recusará a aceitação de uma ordem de compra, venda ou levantamento de moeda corrente (fiat) para a conta bancária emitida pelo Cliente quando:

         a) O Cliente não forneça todos os elementos necessários à sua boa execução, incluindo todos os elementos de identificação desta.

         b) Considere que a ordem não foi dada nos termos e por quem tenha os necessários poderes para o efeito.

         c) Quando solicitada informação ou documentação adicional, em especial para fazer prova da origem e do destino dos fundos, esta não seja disponibilizada, ou não seja coerente com o perfil financeiro do cliente e informações e documentação por ele prestada.

         d) O Cliente conste numa lista das pessoas e entidades sujeitas a sanções financeiras ou comerciais impostas por resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas ou regulamento da União Europeia.

         e) Tenha conhecimento ou suspeita razoável que a ordem esteja ou possa estar relacionada com a prática dos crimes de branqueamento ou de financiamento do terrorismo ou de tentativa de fraude.

      A recusa de aceitação da ordem será sempre transmitida pela SMART TOKEN ao Cliente.

      Uma ordem de compra ou venda recusada nos termos das alíneas da Cláusula 12.1. é considerada como não recebida.

      Havendo lugar à devolução de fundos ou ativos virtuais, em resultado de ter sido recusada uma instrução de acordo com as alíneas da Cláusula 12.1, a SMART TOKEN cobrará uma comissão de transferência, nos termos do Preçário máximo em vigor, publicado no sítio da Internet da SMART TOKEN em criptoloja.com (apartado “Preçário” no fundo da página).

      Não se efetuam devoluções de fundos caso o custo de rede seja superior ao valor disponível na conta do Cliente, sendo este individualizado para cada ativo virtual disponível.


    Recusa das Relações de Negócio

      A SMART TOKEN não estabelece qualquer relação negocial quando:

         a) Um potencial cliente solicita a compra de ativos virtuais por contrapartida de numerário.

         a) Os potenciais clientes tenham menos de 18 anos de idade.

         b) A conta bancária da qual provêm os fundos para comprar os ativos virtuais, ou a conta bancária indicada pelo Cliente para receber o produto ou o depósito da venda, não se encontram no Espaço SEPA.

         c) Pessoas singulares nacionais, residentes, ou residentes fiscais no Irão e na República Democrática da Coreia do Norte, exceto se a pessoa singular nacional de um desses países resida num país na União Europeia, com autorização de residência permanente e seja titular de uma conta bancária SEPA.

         c) Pessoa singular nacional ou residente nos Estados Unidos da América, bem como nacionais ou residentes de países excluídos de qualquer relação de negócio, tal como estabelecido pelas autoridades competentes.

         d) Potenciais Clientes que se neguem a prestar toda a documentação solicitada e que não colaborem ou obstaculizem os necessários procedimentos e diligências relacionados com a prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

         e) Pessoas singulares que exerçam atividade através de uma posição acionista ou de direção (exercício de alto cargo) em setores tipicamente associados a um elevado risco reputacional, tais como, entre outros: jogos e apostas não convencionais na Internet, pornografia e importação/ exportação de animais vivos ou peles.

      Sem prejuízo das cláusulas previstas nestes Termos e Condições Gerais a SMART TOKEN, a seu exclusivo critério, reserva-se no direito de recusar qualquer relação de negócio e de suspender ou bloquear temporariamente o acesso ou inativar a conta do Cliente, sem aviso prévio e sem qualquer ónus, multa, responsabilização ou dever de indemnizar, caso seja adotada pelo Cliente um comportamento, a exclusivo critério da SMART TOKEN, que seja ou possa ser incompatível ou danoso dos valores associados à imagem da SMART TOKEN.


    Tratamento de Dados Pessoais

      Os dados pessoais recolhidos no contexto do presente Contrato destinam-se à sua execução e serão tratados, inclusivamente de forma informatizada, com essa finalidade, podendo ainda ser tratados ou transmitidos a outras entidades quando necessário para o cumprimento de uma obrigação jurídica da SMART TOKEN, nos termos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados (doravante o “Regulamento (UE) 2016/679”), podendo ser transmitidos, designadamente, às autoridades de supervisão, às autoridades fiscais nacionais ou de países estrangeiros com os quais estejam em vigor regimes de troca de informações, ou a outras instituições ligadas ao mercado de compra e venda de ativos virtuais, designadamente aos bancos depositários das contas de moeda fiduciária utilizadas na prestação dos serviços, quanto a estas duas últimas, na estrita medida em que essa transmissão seja necessária ao cumprimento de obrigações legais e à execução do presente Contrato ou de contratos celebrados ou a celebrar no âmbito da execução do disposto no presente Contrato, ainda que para fora de Estado-Membro da União Europeia, nos termos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 1 do artigo 49.º do Regulamento (UE) 2016/679.

      A SMART TOKEN é a entidade responsável pelo tratamento dos dados fornecidos e pode ser contactada através dos contactos referidos na Cláusula 8.3.

      Os dados de identificação do Cliente recolhidos no contexto do presente Contrato serão conservados pelo período necessário à sua correta execução, bem como por um período de 10 (dez) anos após o termo da relação de negócio com o Cliente, a não ser que a conservação por período mais longo seja exigida por lei ou regulamento.

      Os dados pessoais destinados a assegurar o cumprimento do disposto na Lei n.º 58/2020, recolhidos no contexto do Contrato, serão conservados pelo período de tempo necessário à sua correta execução, bem como por um período de 7 (sete) anos após o termo da relação de negócio com o Cliente, a não ser que a conservação por período mais longo seja exigida por lei ou por regulamento.

      O Cliente tem o direito de solicitar à SMART TOKEN o acesso aos seus dados pessoais, podendo obter, livremente e sem restrições, com uma periodicidade razoável e sem outros custos que não os efetivamente suportados pela SMART TOKEN, a confirmação de se os seus dados pessoais são ou não objeto de tratamento, bem como informação relativa às finalidades do tratamento dos seus dados pessoais, às categorias dos dados pessoais em questão, aos destinatários e categorias de destinatários a quem os dados foram ou serão divulgados, ao prazo previsto de conservação dos dados pessoais ou, se não for possível, aos critérios usados para fixar esse prazo, à existência do direito de solicitar à SMART TOKEN a retificação, o apagamento, a limitação do tratamento dos dados pessoais ou a oposição a esse tratamento, ao direito de apresentação de reclamação a uma autoridade de controlo, à origem dos dados pessoais quando os mesmos não tenham sido recolhidos junto do seu titular, bem como à existência de decisões automatizadas, incluindo a definição de perfis, informações úteis relativas à lógica subjacente a estas decisões e a importância e as consequências previstas de tal tratamento para o titular dos dados pessoais.

      A SMART TOKEN nega o acesso aos dados supramencionados nas situações em que lhe seja aplicável o dever de não divulgação previsto na Lei n.º 58/2020, na medida do estritamente necessário para cumprir aquele dever.

      O Cliente, enquanto titular dos dados pessoais, tem o direito a obter da SMART TOKEN a retificação de dados inexatos, bem como o apagamento dos seus dados, caso os mesmos deixem de ser necessários para a finalidade que motivou a sua recolha ou o seu tratamento, sejam tratados ilicitamente ou caso o apagamento seja necessário ao cumprimento de uma obrigação jurídica a que a SMART TOKEN esteja sujeita.

      O Cliente tem ainda o direito de obter a limitação do tratamento dos seus dados pessoais, caso conteste a exatidão dos mesmos nos termos da lei, o tratamento seja ilícito e o Cliente se opuser ao apagamento, ou caso a SMART TOKEN já não precise dos dados pessoais para fins de tratamento, mas esses dados sejam requeridos pelo Cliente para efeitos de declaração, exercício ou defesa de um direito num processo judicial.

      Sempre que um Cliente tenha obtido a limitação do tratamento dos seus dados pessoais nos termos supramencionados, a SMART TOKEN informa-o antes de ser anulada a limitação ao referido tratamento.

      A SMART TOKEN comunica a cada destinatário a quem os dados pessoais tenham sido transmitidos qualquer retificação, apagamento dos dados pessoais ou limitação do tratamento a que se tenha procedido nos termos supramencionados, salvo se tal comunicação se tornar impossível ou implicar um esforço desproporcionado. Se o titular dos dados o solicitar, a SMART TOKEN fornece-lhe informações sobre os referidos destinatários.

      O Cliente pode exercer todos os seus direitos relativos ao tratamento de dados pessoais através dos contactos referidos na Cláusula 8.3

      O Cliente tem o direito a apresentar reclamação à Comissão Nacional de Proteção de Dados caso considere que o tratamento dos seus dados pessoais viola o disposto no Regulamento (UE) 2016/679.

      A comunicação dos dados pessoais requeridos no contexto do presente Contrato não constitui uma obrigação legal nem contratual, constituindo um requisito necessário para celebrar o presente Contrato com a SMART TOKEN. O Cliente não se encontra obrigado a fornecer os dados pessoais requeridos no contexto do presente Contrato, mas a recusa do seu fornecimento tem como consequência a impossibilidade de celebração do mesmo.

      A atualização da informação recolhida no contexto do presente contrato não constitui uma obrigação legal do Cliente, constituindo uma obrigação contratual. O Cliente encontra-se obrigado a atualizar a informação recolhida no contexto deste contrato, enquanto durar a relação contratual. A consequência da não atualização da informação fornecida impede a SMART TOKEN de considerar a informação atualizada, o que pode ser prejudicial para o Cliente e, no que respeita à informação recolhida no âmbito do cumprimento dos deveres de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo, terá as consequências previstas no artigo 50.º, n.º 3 da Lei n.º 58/2020.

      A SMART TOKEN não sujeita o Cliente a qualquer decisão tomada exclusivamente com base em tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos na sua esfera jurídica ou que o afete significativamente de forma similar, no âmbito da presente recolha de dados.


    Consentimento para o Tratamento de Dados Pessoais

      O Cliente dá o seu consentimento expresso, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º do Regulamento (UE) 2016/679, para a SMART TOKEN, durante o período de vigência do presente Contrato, efetuar o tratamento dos seus dados de natureza pessoal/financeira, bem como da informação sobre o estado de cumprimento do Contrato e condições da sua cessação

      O Cliente tem o direito de retirar o seu consentimento para o tratamento em qualquer altura, sem comprometer a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado, tendo o direito de obter o apagamento dos seus dados pessoais com base na retirada do seu consentimento e de requerer a portabilidade dos seus dados, na medida em que os mesmos sejam tratados pela SMART TOKEN através de meios automatizados

      Ao tratamento de dados pessoais realizado com base no consentimento do Cliente é aplicável o disposto na Cláusula 14 relativamente a tudo o que não seja contrariado pela presente Cláusula, beneficiando o Cliente de todos os demais direitos referidos na Cláusula 14.

      O Cliente pode exercer os seus direitos através dos contactos referidos na Cláusula 8.3 do presente Contrato.


    Reclamações

      O Cliente pode apresentar reclamações no livro de reclamações físico e eletrónico.

      A reclamação apresentada no livro de reclamações em formato eletrónico tem a mesma validade que a reclamação apresentada no livro de reclamações em formato físico.

      A SMART TOKEN faculta imediata e gratuitamente ao Cliente o livro de reclamações em formato físico sempre que por este tal seja solicitado.

      Para efeitos de formulação de reclamações em formato eletrónico, é divulgado na parte inferior do sítio da Internet da SMART TOKEN, em criptoloja.com, de forma visível e destacada.

      As reclamações dos Clientes são tratadas tendo em conta o disposto no Decreto-Lei n.º 156/2005, de 15 de setembro, que estabelece a obrigatoriedade de disponibilização do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços que tenham contacto com o público em geral.


    Duração e Cessação do Contrato

      O presente Contrato é válido por prazo indeterminado, ou até à conclusão da transação pretendida.

      Nos casos em que o presente Contrato seja válido por tempo indeterminado, o Contrato pode ser denunciado por qualquer uma das Partes, mediante comunicação escrita dirigida ao outro contraente e por este recebida com, pelo menos, 15 dias de antecedência.


    Modificação do Contrato

      Nos casos em que o presente Contrato seja válido por tempo indeterminado, nos termos da Cláusula 17, a SMART TOKEN reserva-se o direito de modificar as cláusulas deste Contrato, mediante comunicação escrita ao Cliente, com uma antecedência mínima de 20 dias.

      Na falta de oposição escrita do Cliente no prazo acima mencionado, as alterações são tidas por aprovadas. No decurso desse prazo, o Cliente tem a possibilidade de resolver o contrato.


    Consentimento para Utilização de Idioma

      O Cliente autoriza a utilização do inglês, para além do português, nas comunicações a realizar entre a SMART TOKEN e o Cliente.

      O idioma indicado na Cláusula 18.1, que o Cliente desde já declara compreender perfeitamente, poderá ser utilizado em quaisquer comunicações, correspondência, informações e documentos informativos, de apoio ou outros, que sejam facultados pela SMART TOKEN.


    Lei Aplicável e Foro Competente

      Aplica-se ao Contrato a legislação portuguesa.

      Para todas as questões emergentes deste Contrato é exclusivamente competente o foro da Comarca de Lisboa.


    Declarações do Cliente

      O Cliente declara que a celebração do presente contrato foi precedida de uma leitura cuidadosa do mesmo, tendo sido informado e esclarecido de todas as cláusulas e conteúdo das mesmas, por parte da SMART TOKEN.

      Mais declara que aceita as presentes Condições Gerais e que é da sua livre vontade e com total e cabal esclarecimento que celebra o presente Contrato de Intermediação.

Contactos

Conheça-nos!

Visite-nos na nossa Loja.

Av. da Liberdade 129, 2º andar – D
1250-140 Lisboa
info@criptoloja.com +351 211 367 151
A Carregar...